sábado, 23 de setembro de 2017

“Vinde e contemplai as obras do Senhor!"

“Vinde e contemplai as obras do Senhor, as maravilhas que Ele realizou na terra!”
(Sl. 46,8)

Contemplar, Senhor, exige silenciar o coração e a mente para perceber-Te presente em tudo o que me rodeia.
Contemplar exige saborear cada momento onde Te manifestas: nos irmãos, na natureza e em tudo o que está ao meu redor e me fala de Ti.
Ajuda-me, Senhor, a estar atento aos Teus sinais de Amor… ajuda-me a perceber-Te!
Ensina-me a serenar o coração para estar atento… para reconhecer-Te… para verdadeiramente amar-Te em tudo aquilo que me dás generosamente.  
Quero, Senhor, contemplar as mãos e os braços do irmão que se estendem para me abraçar… a sua palavra reconfortante… a vida que pulsa à minha volta através da natureza!
Ajuda-me, Senhor, a contemplar todas as Tuas maravilhas… que são tantas que não seria capaz de enumera-las!
Fica comigo, Senhor, durante este dia… pois anseio estar sempre Contigo e contemplar-Te em tudo aquilo que me dás generosamente e que são, sem dúvida, as Tuas maravilhas!
 

quinta-feira, 21 de setembro de 2017

Eu quero deixar-me guiar por Ti, Senhor!

Eu quero deixar-me guiar por Ti, Senhor!
Preciso de fazer a Tua vontade na minha vida!
O quão difícil é confiar... abandonar-me em Ti, Senhor!
É difícil porque exige desprender-me de tudo aquilo que me prende ao mundo...
É difícil porque me obriga a sair de mim mesmo e ir ao encontro do irmão, o Teu rosto!
Ajuda-me, Senhor, a perceber que sem Ti nada... Contigo tudo!
Eu seguir-Te-ei. Senhor! Pois eu sei que o Teu Amor me sustenta... não me deixa vacilar nem desistir perante das dificuldades que vão surgindo!
A Tua Graça me basta!
Confio em Ti, Senhor, plenamente! Faz de mim o que quiseres!
Sei que só Contigo serei feliz e poderei alcançar a verdadeira Paz!
Fica comigo, Senhor!
Obrigado por me escutares e me enviares o Teu Espírito Santo, Espírito de Força e de Luz.
Obrigado, Senhor, por me amares tanto!


sábado, 16 de setembro de 2017

"..vejamos o bem que há em cada um de nós; descubramo-lo..."

"Se há coisa que sempre nos garantirá o Céu, são os atos de caridade e de generosidade com que tivermos preenchido a nossa existência. Saberemos jamais o bem que pode fazer um simples sorriso? Proclamamos que Deus acolhe, compreende, perdoa; mas somos a prova viva disso que proclamamos? Os outros detetam em nós esse acolhimento, essa compreensão e esse perdão vivos? Sejamos sinceros nas nossas relações uns com os outros; tenhamos a coragem de nos aceitar uns aos outros tal como somos. Não nos deixemos espantar nem preocupar com os nossos fracassos nem com os fracassos dos outros. Antes, vejamos o bem que há em cada um de nós; descubramo-lo, porque todos nós fomos criados à imagem de Deus.

Não nos esqueçamos de que ainda não somos santos, mas apenas nos esforçamos por sê-lo. Sejamos, pois, extremamente pacientes com os nossos pecados e com as nossas quedas. Não te sirva a língua senão para o bem dos outros, «pois a boca fala do que transborda do coração». Temos de ter alguma coisa no coração para podermos dar; aqueles cuja missão é dar têm primeiro de crescer no conhecimento de Deus."
Santa Teresa de Calcutá (1910-1997)
 

segunda-feira, 11 de setembro de 2017

"Hoje, apenas hoje!"

Procurarei viver pensando apenas no dia de hoje, sem querer resolver de uma só vez todos os problemas da minha vida.
Hoje, apenas hoje, terei o máximo cuidado na minha convivência: afável nas minhas maneiras, a ninguém criticarei, nem pretenderei melhorar, nem corrigir ninguém à força se não a mim mesmo.

Hoje, apenas hoje, serei feliz na certeza de que fui criado para a felicidade, não só no outro mundo mas também já neste.

Hoje, apenas hoje, adaptar-me-ei às circunstâncias sem pretender que sejam todas as circunstâncias a adaptarem-se aos meus desejos.

Hoje, apenas hoje, dedicarei dez minutos do meu tempo a uma boa leitura. Assim como o alimento é necessário para a vida do corpo, assim a boa leitura é necessária para a vida do espírito.

Hoje, apenas hoje, farei ao menos uma coisa que me custa fazer; e se me sentir ofendido nos meus sentimentos, procurarei que ninguém o saiba.

Hoje, apenas hoje, farei uma boa acção, e não o direi a ninguém.

Hoje, apenas hoje, executarei um programa pormenorizado. Talvez não o cumpra perfeitamente, mas ao menos escrevê-lo-ei. E fugirei de dois males: a pressa e a indecisão.

Hoje, apenas hoje, acreditarei firmemente - embora as circunstâncias mostrem o contrário - que Deus se ocupa de mim como se não existisse mais ninguém no mundo.

Hoje, apenas hoje, não terei qualquer medo. De modo especial não terei medo de apreciar o que é belo e de crer na bondade.

Papa João XXIII (in “Só avança quem descansa” de Vasco Pinto Magalhães, s.j.)