quinta-feira, 26 de maio de 2016

Hoje celebramos a a Solenidade do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo, mais conhecida como o Dia de Corpo de Deus. 
"Celebrar a solenidade do Corpo e Sangue de Cristo é celebrar o nascimento da Igreja, pois é evidente que o mandado de Jesus «fazei isto isto em memória de Mim» origina a celebração da Eucaristia, em que se recebe o seu corpo e sangue, alimento e vida da Igreja, e factor de união da assembleia celebrante...
A pessoa de Jesus, recebida por meio da fé, é o meio pelo qual nos é dada e conservada a vida eterna. É esse Jesus, feito «pão da vida», que continuamos a procurar, nos caminhos e em cada manhã da nossa vida; como fez o povo de Deus, que recolheu, em cada amanhecer no deserto, o maná caído do céu."  

(da revista "liturgiadiária - a missa de cada dia")


Aqui fica uma oração de Santo Inácio de Loyola (séc. XVI) que se reza habitualmente diante do Santíssimo Sacramento presente no Pão da Eucaristia: 

Alma de Cristo, santificai-me.
Corpo de Cristo, salvai-me.
Sangue de Cristo, inebriai-me.
Água do lado de Cristo, lavai-me.
Paixão de Cristo, confortai-me.
Ó bom Jesus, ouvi-me.
Dentro das Vossas Chagas, escondei-me.
Não permitais que de Vós me separe.
Do espírito maligno, defendei-me.
Na hora da minha morte, chamai-me.
E mandai-me ir para Vós,
para que Vos louve com os Vossos Santos,
por todos os séculos. Amen.




Sem comentários:

Enviar um comentário