domingo, 22 de maio de 2016

Santíssima Trindade: Pai, Filho e Espírito Santo

Santíssima Trindade de Rublev
Celebramos o Domingo da Santíssima Trindade.
Queremos contemplar a Deus como uno na diversidade de três pessoas: o Pai, o Filho e o Espírito Santo.
Esta festa não é essencialmente um convite a decifrar ou interpretar o “mistério” que se esconde por detrás de “um Deus em três pessoas”, mas deverá ser uma oportunidade para contemplar o nosso Deus, que é Amor, que é Família, que é comunidade e que criou os homens para os fazer comungar nesse mistério de Amor que é ELE próprio.
Não é fácil falar de Deus… pela grandeza que Ele tem e pela nossa pequenez! Deus permanecerá sempre como mistério impossível para nós de abarcar, interpretar na totalidade! Jamais poderemos interpretar toda a densidade e profundidade deste mistério que é Deus uno e trino; no entanto, podemos e deveremos, procurar crescer no seu conhecimento. Só conheceremos e entenderemos Deus na medida em que pessoalmente o quisermos levar para o nosso dia-a-dia.
Celebrar a Santíssima Trindade é querer descobrir que o nosso Deus é uma comunhão de Amor. 

Santo Agostinho e o Menino. Óleo de Juan Barba
Partilho uma das histórias de Santo Agostinho. 
Conta-se que Santo Agostinho andava certo dia a passear na praia a meditar sobre este mistério da Santíssima Trindade: um Deus em três pessoas distintas… Enquanto caminhava, observou um menino que carregava um pequeníssimo balde com água. A criança ia até o mar, trazia a água e deitava-a dentro de um pequeno buraco que havia feito. Após ver repetidas vezes o menino fazer a mesma coisa, resolveu interrogá-lo sobre o que pretendia. O menino, olhando-o, respondeu com simplicidade: -”quero colocar a água do mar neste buraco”. Santo Agostinho sorriu e respondeu-lhe: -”mas tu não percebes que isso é impossível mesmo que trabalhes toda a vida? O mar é infinitamente grande. Jamais o irás conseguir colocar aí todo dentro desse pequeno buraco…”. Então, novamente olhando para Santo Agostinho, o menino respondeu-lhe: “ora, é mais fácil a água do mar caber nesse pequeno buraco do que o mistério da Santíssima Trindade ser entendido por um homem!”. É mais fácil colocar toda a água do mar aqui dentro deste buraco que o homem conseguir entender o mistério da Santíssima Trindade.

O homem é infinitamente pequeno e Deus é infinitamente grande! 

(Pe. Aloísio Araújo - www.rezaravida.com)

Sem comentários:

Enviar um comentário