quarta-feira, 3 de maio de 2017

Meditação dos Mistérios Gozosos

1º Mistério 
Anunciação a Nossa Senhora para ser a Mãe de Jesus


“Avé, oh cheia de graça, o Senhor está contigo!”

Maria deixa-se surpreender pelos desígnios de Deus… assume plena e totalmente a vontade de Deus na sua vida.
Deus escolhe Maria para ser a Mãe do Seu Filho…
Jesus hoje escolhe-nos para sermos os seus pés, as suas mãos e os seus lábios… para levar a esperança e a presença de Deus a quem anda desanimado.
Como acolho a vontade de Deus na minha vida?
Deixo que Deus faça em mim maravilhas como fez com Nossa Senhora?

Maria, minha Mãe, ensina-me a assumir a vontade de Deus na minha vida do dia-a-dia e a levar a presença do teu Filho Jesus a quem anda triste e desalentado.


2º Mistério 
A Visita de Nossa Senhora a sua prima, Santa Isabel


“Bendita és tu, Maria, entre todas as mulheres!”
“O Senhor fez em mim maravilhas: Santo é o Seu nome!”

Maria não se deixa vencer em generosidade!
Sobe a Serra da Judeia para ajudar a sua prima Isabel que se encontra grávida, apesar da sua idade avançada.
Servir… ajudar… cuidar…. AMAR… é o que Maria nos inspira e pede no nosso dia-a-dia.
Todo aquele que é feliz, por ser perceber amado por Deus, deve ir ao encontro e disponibilizar-se para Amar.
Nossa Senhora pede-me hoje que dê os meus ouvidos…a minha capacidade de escuta… a quem se sente sozinho.
Nossa Senhora pede-me que dê o meu tempo e a minha generosidade a quem precisa de se sentir amado, protegido e valorizado.

Maria, minha Mãe, ajuda-me a ser hospitaleiro… a acolher e a viver no meu dia-a-dia o mandamento do Amor.

3º Mistério 
O Nascimento de Jesus em Belém


“Vimos a Sua estrela e viemos adorá-Lo!”

Esta afirmação dos pastores é um convite a adorarmos Jesus em toda a nossa vida…
Jesus revelou-se em primeiro lugar aos pobres, para nos dizer que eles são o Seu verdadeiro rosto.
“Sempre que fizeres o bem aos mais pequeninos é a Mim que o fazeis!”
Tenhamos a coragem de olhar para o nosso irmão e perguntarmos se precisa de alguma coisa… se precisa de nós!
Amando os outros, fazemos com que Jesus nasça no nosso coração.

Maria, Mãe de Jesus, ajuda-me a ir ao encontro dos pobres… dos irmãos que precisam de mim.

4º Mistério 
A Apresentação de Jesus no Templo 


“Os meus olhos virão a Salvação!”

As palavras do velho Simeão interpelam-nos hoje… fazem-nos questionar onde e em quem buscamos a nossa força… a nossa salvação.
Pensamos muitas vezes que a felicidade vem do que temos… dos nossos bens materiais.
Simeão vem dizer-nos o contrário.
Se queres encontrar a força e a luz procura-o em primeiro lugar em Jesus e depois em ti, porque és templo de Deus.
A Palavra de Deus ilumina todos os caminhos da nossa vida.
Jesus vem visitar-me tantas vezes na Sua Palavra, no outro e nos acontecimentos da vida!
Tenho-O acolhido? Procuro perceber a vontade de Deus para a minha vida?

Maria, Senhora da Luz, dá-me e inspira-me sempre Jesus, a Sua Força… a Sua Luz, nomeadamente nos momentos mais difíceis da minha vida.

5º Mistério 
A perda e o encontro de Jesus no Templo de Jerusalém


“Não sabíeis que tinha de estar na casa de meu Pai!”

Maria e José encontram o seu Menino Jesus a questionar e a dialogar com os doutores da lei.
Este mistério convida-nos à escuta, ao diálogo com Deus, ou seja, à ORAÇÃO.
A oração é, realmente, um dialogar com Deus… colocarmos-Lhe todas as nossas dúvidas, revoltas e angústias, com a certeza de que Jesus acolhe todos os nossos desabafos…
A oração é também louvar a Deus pelas maravilhas que Ele faz na nossa vida. 
A oração é o momento do nosso encontro com Deus e d`Ele connosco.
Sabemos, decerto, que quem reza tem uma maneira diferente de enfrentar as dificuldades da vida.
Quem reza sente-se sempre acompanhado, com a certeza de que não leva uma cruz de desesperado, mas uma cruz com esperança.
Deus vai sempre ao teu lado, não duvides!

Senhora do silêncio e da oração, ajuda-me a criar momentos de encontro com o teu Filho Jesus no meu dia… ajuda-me a ser verdadeiro discípulo da oração e do silêncio.

Sem comentários:

Enviar um comentário