terça-feira, 28 de junho de 2016

A Oração conjuga-se no presente!

Teresinha do Menino Jesus rezava enquanto fazia limpezas, varrendo o claustro do Carmelo de Lisieux. «É lá que que eu rezo melhor», confia ela aos seus cadernos! E também me acontece a mim rezar enquanto arrumo o meu apartamento, enquanto cozinho... Santa Tereseinha é formidável: esta rapariguinha, que morreu aos vinte e quatro anos, recebeu tudo de Deus com uma simplicidade e uma inspiração incríveis. Então, porque não acreditar nela? É possível rezar de imediato, não importa em que circunstâncias. A oração conjuga-se no presente! Santa Teresinha não pára de repetir: «Para amar, só tenho hoje.» É preciso viver o presente, onde nós estamos, e tudo pode acontecer, pois Deus está lá. É inútil procurar noutro sítio! 
Eu rezo a toda a hora, mas também gosto do silêncio que abre à contemplação. No silêncio a escuta torna-se mais atenta às intenções de Deus. Como Maria, que «conservava todas as coisas, ponderando-as no seu coração», diz-nos o evangelista Lucas. Ela é um modelo de presença silenciosa, amante, maternal. 
(Michael Lonsdale - "O Amor tem um rosto" - Um grande ator fala de Jesus) 

Sem comentários:

Enviar um comentário