quarta-feira, 29 de junho de 2016

Rezar um Salmo (115): "Como agradecerei ao Senhor tudo quanto Ele me deu?"

Confiei no Senhor, mesmo quando disse: 
         «Sou um homem infeliz». 
Na minha perturbação exclamei: 
         «É falsa toda a segurança dos homens». 

Como agradecerei ao Senhor 
tudo quanto Ele me deu? 
           Elevarei o cálice da salvação, 
           invocando o nome do Senhor. 

Cumprirei as minhas promessas ao Senhor na presença de todo o povo. 
           É preciosa aos olhos do Senhor 
           a morte dos seus fiéis. 

Cumprirei as minhas promessas ao Senhor na presença de todo o povo, 
           nos átrios da casa do Senhor, 
           dentro dos teus muros, Jerusalém.

Entrar no espírito do salmo
Este salmo é a oração de um doente que, chegando à conclusão que “é falsa toda a segurança nos homens”, faz a sua profissão de plena confiança em Deus.
“Estamos a caminho da cidade da alegria. Na peregrinação terrestre, estamos abatidos; lá, a nossa felicidade será sem mistura. Cidade dum povo em festa: aos lamentos do desejo sucede a alegria da posse” (Santo Agostinho).

Como vivê-lo
Viver agradecido é tomar consciência, antes de mais, que dependo de outro… que nada sou só! Tornar cada tarefa, cada missão como uma resposta gratuita ao que a própria vida me pede e me dá. Dar é consequência do pedido. Dar e receber, andam de mão dadas… Agradecer é acolher, é oferecer. Só nesta medida se cumpre as promessas a Deus: construir a felicidade a somos chamados. 

Oração
Deus de bondade, Tu que em cada momento assumes a nossa humanidade, comprometendo-Te na totalidade connosco, dando a vida por amor, faz-nos capazes de nos comprometermos conTigo na pessoa de cada irmão. Torna-nos agradecidos e generosos. Por Jesus Cristo, Teu Filho, que é Deus conTigo na unidade do Espírito Santo. Ámen. 

(retirado do site da Diocese de Portalegre - Castelo Branco) 


Sem comentários:

Enviar um comentário